Para atrair os
consumidores, as empresas, cada vez mais, procuram agregar valores aos
seus produtos e/ou serviços, como forma de criar diferenciais
competitivos e alcançar maiores fatias no mercado.
Entre os
valores mais comuns podem ser citadas a qualidade, segurança e a
comodidade, características que fazem os consumidores identificarem,
rapidamente, uma marca específica.
Atualmente, entretanto, muitas
empresas estão associando os valores éticos às suas marcas. Não que a
ética estivesse ausente no ambiente empresarial, mas é inegável que
sempre ocupou uma posição secundária, em razão, sobretudo, do sistema
capitalista.
De fato, a defesa dos valores éticos nos ambientes
empresariais sugeria, no passado, a falsa idéia de que haveria redução
nos lucros, o que a renegou a uma posição meramente coadjuvante.
Certamente,
o valor ético que mais vem sendo associado às marcas das empresas, como
forma de criar um diferencial competitivo, é o desenvolvimento de
programas de responsabilidade social.
Mas afinal, o que é a responsabilidade social?
Mas afinal, o que é a responsabilidade social?
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social traz o seguinte conceito:
"Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários".
"Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários".
De maneira bem simples, pode-se dizer que "empresa
socialmente responsável" é aquela que tem os interesses da comunidade
incorporados em seus negócios.
“É esperada a participação de uma parcela importante de líderes
empresariais e governamentais na Conferência Ethos, o que pode favorecer
um alinhamento das demandas e idéias da sociedade brasileira para a
Rio+20. O Ethos tem o potencial de contribuir para a priorização das
decisões que serão tomadas naquele evento”, diz Antônio Farinha, da
Roland Berger.
A responsabilidade social, por sua vez, está direcionada para os negócios da empresa, que, culturalmente,
desenvolve seus planejamentos e traça seus objetivos buscando atender
aos interesses dos acionistas, clientes, fornecedores, funcionários, ou
seja, todos aqueles que se relacionam, direta ou indiretamente, com os
negócios da organização.
Com efeito, os programas de responsabilidade social
geram valor à marca da empresa, de maneira que os consumidores
dispõem-se a pagar um pouco mais pelo produto e receber, em troca, o
valor agregado.
Pode-se ressaltar, ainda, que empresas socialmente
responsáveis possuem uma longevidade maior no mercado, além de
conseguirem, com maior facilidade, recrutar e manter talentos.
É
importante ressaltar que, para que haja um retorno sólido dos
investimentos, a realização de programas de responsabilidade social deve
ser uma prática inserida na cultura da organização, com a inserção dos
valores éticos na missão da empresa. É também essencial que tais valores
sejam devidamente transmitidos aos funcionários para que a cultura seja
difundida e a organização sofra um processo de valorização e admiração
internas.
Elisangela Ferreira / R00011
Fonte: Rh.com.br e Instituto Ethos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário