sábado, 28 de abril de 2012

Rio +20: Mais de 135 autoridades confirmam presença na Conferência


O presidente Barack Obama já revelou que não poderá vir devido aos compromissos de campanha

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que a Rio+20 contará com a presença de mais de 135 chefes de Estado. Segundo a ONU, o texto-base da conferência identificou 26 áreas estratégicas de ação, incluindo água, energia, alimentos, geração de empregos, cidades, produções sustentáveis, erradicação da pobreza, turismo, transporte, mudanças climáticas, entre outras.

 O presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, já adiantou à presidente Dilma Rousseff, que não poderá comparecer a Rio+20 devido aos compromissos de sua campanha eleitoral.

As negociações sobre o documento oficial que será debatido na Rio+20 foram retomadas ontem (23) em Nova York. As primeiras versões do Rascunho Zero, foram muito criticadas por ambientalistas, que chamam o texto de “pouco ambicioso”. Para o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, é preciso fazer com que a conferência tenha resultados reais. “Estou muito otimista de que as negociações e a Rio+20 serão um sucesso” disse.

O Rascunho Zero, que contém 19 páginas, foi elaborado em janeiro partindo de seis mil páginas de sugestões de governos, ONGs, empresas, universidades etc. em março, aconteceu uma nova negociação, onde o documento sofreu alteração passando a ter mais de 200 páginas. De acordo com as últimas informações, o documento final da Rio+20 será finalizado no Rio de Janeiro, entre os dias13 e 14 de junho. A conferência acontecerá no Rio Centro, entre os dias 20 e 22 de junho.
Eduardo Paes pretende decretar feriado durante a Rio+20
O prefeito Eduardo Paes encaminhará à Câmara dos Vereadores o pedido para que seja decretado feriado e ponto facultativo no município durante a realização da Rio +20. Segundo o prefeito, este é um pedido da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que tem por objetivo reduzir os transtornos no trânsito para a população.

"Inevitavelmente, transtornos acontecerão aos bloqueios no trânsito para deslocamento de autoridades", disse Paes.


Em reunião, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral, juntamente com os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, da Casa Civil Gleisi Hoffmann e o chefe da Comissão Nacional da Rio +20, Luiz Figueiredo, discutiram sobre diversas ações como a segurança que envolvem o evento. Sendo uma das questões primordiais das forças armadas brasileiras junto com as polícias Militar e Civil do Estado do Rio de Janeiro.






FONTE: http://www.euleionn.com.br/noticias/energia-alternativa/rio-20-mais-de-135-autoridades-confirmam-presenca-na-conferencia

ALUNA: Cristina Alonso / R00016

Um comentário:

  1. Considero positiva a iniciativa do nosso prefeito,pois assim evoitará transtornos no trânsito e as autoridades terão melhor locomoção pela cidade;também a população estará mais parcitipativa no evento pois estes estarão livres de suas obrigações com o trabalho para se fazerem presentes lá.

    Elisangela Ferreira / R00011

    ResponderExcluir